quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PLANTIO DE BATATA BIOFORTIFICADA NA EFACOCAIS






Os alunos estagiário, junto com o diretor da EFACOCAIS Bráulio e o monitor João Silvestre, implanta um modulo irrigado de batata doce biofortificada. É uma experiência nova na região que vai serve como material de estudo nas aulas pratica dos alunos da escola e ser difundida para região.
O consumo de batata doce com polpa alaranjada rica em pró-vitamina A - o precursor da vitamina A que é convertido nesta vitamina no corpo humano - pode melhorar as reservas de vitamina A, reduzindo portanto, o risco de sua deficiência. A deficiência de vitamina A prejudica o sistema imunológico e, quando severa, aumenta a mortalidade infantil. A batata doce é parte importante da dieta de países localizados no leste e no centro da África, onde a deficiência de vitamina A é muito comum. Peritos do Centro Internacional da Batata (CIP), que desenvolveram a batata doce de polpa alaranjada biofortificada, estimam que, quando estiver completamente difundida, a batata doce com pró-vitamina A poderá reduzir a deficiência de vitamina A de 50 milhões de crianças. Atualmente, os cultivares de batata doce que predominam na África são variedades de polpa branca ou amarela, que contêm pequenas quantidades de pró-vitamina A. Por outro lado, acredita-se que as variedades de polpa alaranjada sejam uma das opções mais baratas e abundantes de pró-vitamina A, disponível durante o ano todo para as populações carentes. A batata doce de polpa alaranjada cozida, como a variedade Resisto, desenvolvida na África do Sul, contém entre 1170 e 1620 equivalentes de atividade de retinol (RAE) por 100 gramas, sendo estimado que a mesma proporcione entre 25 e 35% da ingestão diária de vitamina A recomendada para crianças em idade pré-escolar.
Com isso podemos observar a importância de instalar esse modulo experimental na escola, esperamos que tudo possa ocorrer bem.

Nenhum comentário:

Postagens populares

Pesquise em nosso blog