terça-feira, 7 de setembro de 2010

VISITA ÀS FAMÍLIAS


Há duas semanas atráz a EFA realizou mais uma etapa de visita às famílias. Trata-se de um importante instrumento pedagógico utilizado por muitas Escolas Famílias no Brasil - Um importante instrumento pedagógico para a pedagogia da alternância é a visita as famílias, segundo Caliari(2002) são realizadas pelos monitores quando o jovem se encontra no período de convívio com sua família, efetivando a partilha da responsabilidade com a família no processo educativo do jovem por meio deste instrumento, todas as ações são compartilhadas em comum entre escola, família e comunidade.

As visitas às famílias possuem múltiplas funções, sendo as mais importantes: pedagógicas para acompanhar os trabalhos didáticos realizados em casa, psico-social para observar e acompanhar o comportamento individual e do grupo familiar e antropológica, para observar e acompanhar os costumes das famílias e das comunidades, a linguagem, a religiosidade, e outras manifestações da região.

ZAMBERLAN(1996), enfoca que a visita à família é a oportunidade que a Escola Família Agrícola possui de se enraizar no meio. Os monitores procuram encontra-se e perceber as preocupações do núcleo familiar e juntamente, mostrar a que ponto a EFA se encontra e sente-se engajada nessas preocupações. Nesse sentido, a visita pode se tornar um dos instrumentos sócio-pedagógico de promoção e não apenas momento de encontro. Além disso, é um estímulo para o monitor gostar e ser mais solidário com o meio humano em que se encontra e atua como educador”. (ZAMBERLAN,1995).
Sendo assim, pode-se afirmar a importância das visitas às famílias na Pedagogia da Alternância, pois através deste meio criam-se vínculos que promovem a proximidade da escola com os pais e comunidades efetivando a extensão rural e conhecendo de fato a realidade do educando.


De acordo com a proposta de acompanhamento e registro das visitas às famílias, apresentado pelo Centro de Formação e Reflexão, destacam-se outros objetivos, os quais apresentam-se em:

• Conhecer a realidade do educando e de sua família.

• Discutir as questões pedagógicas referentes à vida do educando.

• Conhecer a propriedade do aluno.

• Orientar a escolha dos locais para realização do estágio, assessorar a realização das experiências de produção e projeto profissional. Fazer-se conhecer a família como monitor da escola de seu filho.

• Discutir aspectos políticos e pedagógicos da EFA (equipe, convivência, avaliações, liderança, relacionamento monitor/aluno/comunidade...).

• Criar oportunidade de discussão sobre o relacionamento do agricultor com o setor público e com o privado; ser uma extensão rural.

• Realizar encontros sistemáticos com grupos de vizinhança pais de alunos e lideranças rurais da mesma comunidade.
 
fonte:http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2007/trabalhos/humanas/epg/EPG00039_07O.pdf

Nenhum comentário:

Postagens populares

Pesquise em nosso blog