sexta-feira, 14 de maio de 2010

ESTUDANTES FAZEM CURSO DE CAPRINOCULTURA LEITEIRA NA UFPI


Um grupo de 26 estudantes do 1º ano de Agroindústria e do 2º de agropecuária e mais 02 monitores, estiveram na Universidade Federal do Piauí na semana passada, realizando um curso de caprinos leiteiros.

O evento faz parte de um convênio que UFPI tem com a Codevasf, trata-se de um projeto de Extensão que apóia a caprinocultura leiteira nas Escolas Famílias Agrícolas, através da difusão tecnológica e apoio à base produtiva. O público são monitores e estudantes das EFAs do Piauí.

O curso teve como objetivo sensibilizar este público para a atividade de produção de leite caprino, tanto do ponto de vista de manejo do rebanho como a obtenção higiênica e processamento de leite.

Doutores e alunos do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal da referida universidade foram os ministrantes do curso, sob a coordenação da Prof. Drª Maria Elizabete de Oliveira.

Para os estudantes Renato de Castro, de São João do Arraial e Antonia Guardalupe de Esperantina, ''o curso aprimorou mais os conhecimentos sobre o potencial da produção de leite, além da sua importância  para uma alimentação mais saudável. O curso foi feito com teorias e práticas, aulas em sala e de campo, onde aprendemos também sobre a importância do controle da produção, identificar as matrizes com aprumos corretos, como a idade adequada para obter produção. Já na alimentação vimos fenação e vários tipos de forragens de uso alimentar em caprinos'', concluiram os estudantes.

SOBRE O LEITE - Em relação ao leite de cabra ele é Menos Alergico - Aproximadamente 6% das crianças têm sintomas de alergia ao leite de vaca, que podem caracterizar-se por distúrbios digestivos, corrimento nasal, otites, erupções cutâneas, entre outras alergias. É Mais Digestivo - as partículas de gordura do leite de cabra são de tamanho reduzido em relação ao leite de vaca. Com isso, o leite é rapidamente absorvido, em cerca de 40 minutos, enquanto o leite de vaca demora em média 2 horas, deixando menos resíduos no intestino, evitando assim fermentação, formação de gases, má digestão, constipação, etc. Também possui capacidade tamponante. Para quem precisa de uma rápida reposição e aquisição de nutrientes, o leite de cabra é uma ótima alternativa. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73) , tem também Mais Cálcio - O leite de cabra é uma excelente fonte de cálcio e vitaminas, possuindo 130mg de cálcio para cada 100ml de leite, ou seja, 20% mais que o leite de vaca (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73), sendo muito utilizado na ação preventiva e curativa de osteoporose. Tem Menos Colesterol - O leite de cabra chega a ter 30% menos colesterol que o de vaca, além de possuir menor teor de açúcar.

O bom leite de cabra é de cor branca pura, apresentando sabor e odor próprios, porém agradáveis. É um alimento que se recomenda principalmente pelo alto valor nutritivo e por ser de fácil digestão. Seu grande valor nutritivo resulta da riqueza em extrato seco, especialmente gordura. Sua alta digestibilidade é consequência do reduzido tamanho e dispersão dos glóbulos graxos e dos caracteres próprios de sua caseína. Forma coágulos de granulação fina e macia, portanto, de fácil digestão, é um leite naturalmente homogeneizado. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p72)

Certos estudiosos atribuem até qualidades afrodisíacas ao leite de cabra, sendo, por isso, recomendado às pessoas cansadas ou idosas. Talvez esta característica deva-se à presença do ácido cáprico. (Pinheiro Jr. 1971, p35)

O leite de cabra contém os quatros elementos necessários à nutrição: o açúcar, a proteína, a manteiga e as vitaminas, estando ademais, saturado das substâncias valiosas requeridas na melhor alimentação, como o ferro, o cálcio, etc. Segundo experimentos feitos pelo Dr. Johnson, um litro de leite de cabra equivale a qualquer das seguintes porções: 8 ovos, 150 gramas de boa carne, 900 gramas de batatas ou 400 gramas de galeto. (Castro, p78) .. É leite de cabra é bom mesmo.

Fonte: http://www.leitedecabra.com.br/





Nenhum comentário:

Postagens populares

Pesquise em nosso blog