sábado, 20 de fevereiro de 2010

Técnico em Agropecuária

Alunos e Professor do CTUR - Rio de Janeiro - Manejo com caprinos

Em 15 de janeiro de 2008, iniciávamos uma tarefa que jamais pudesse imaginar que fosse tão longe, a de criar um Blog (Site), e sinceramente, não foi fácil, diante de tantos conteúdos inúteis que rolam na internet direcionados a estudantes. Naquela época, tínhamos dificuldades para pesquisar assuntos da agropecuária (conteúdos técnicos), das poucas informações que encontrávamos não eram de fontes seguras, a não ser de sites oficiais, como por exemplo, os do MAPA e EMBRAPA. Explicando melhor, em 2005 éramos alunos iniciantes (bixos) do CTUR/UFRRJ, no curso para a formação de Técnicos em Agropecuária (nível médio) e diante dos conteúdos técnicos dados pelos professores em aulas, eram grandes as dificuldades para se ter acesso a literaturas ou artigos atualizados, ficávamos restritos a apostilas e escritos na lousa, bem como, a boa vontade e atenção dos nossos mestres, além de não poder comprar livros com as literaturas especificas. Pior ainda, a tecnologia estava sempre presente, pois notávamos que as provas e as apostilas eram sempre num tal de “Word”; os trabalhos e os seminários eram sempre num tal “Power Point”. Ora, sou do tempo das sabatinas e trabalhos no papel almaço e cartolinas com figuras recortadas e coladas, afinal tinha mais de 25 anos sem estudar, conclusão, estava totalmente fora de “órbita tecnológica”, internet era um bicho de "14 cabeças", pois no máximo que podia fazer era usar uma boa e velha Remington (retrocedendo a fita com o dedo), datilografava e pronto, tava feito o trabalho.

A falta de tecnologia não era o problema, e sim, os conteúdos que eram difíceis de confiar, e ai, vieram às dificuldades, tínhamos que aprender a usar o PC, navegar na internet, confiar nos conteúdos publicados e suspeitar das autorias.
Amadurecendo nossas idéias e aprendendo mais e mais, percebemos que a divulgação dos conteúdos aprendidos daria uma humilde contribuição, afinal, existem ainda, alunos de escolas agricolas com as mesmas dificuldades, a de informações ou troca delas.
O nosso Blog foi visitado mais de 30 mil vezes, em países da Europa, como Portugal, Espanha, Alemanha e Canadá; países da África, como, Cabo Verde e Angola; América do Sul, como Argentina e Equador e até da Ásia, como o Japão, dentre outros e principalmente no Brasil (em todas as regiões), e desde, a primeira publicação em 20 de janeiro de 2008, com Agricultura Orgânica, e com mais publicações de manifestos, agradecimentos, criticas e informes técnicos. Sentimos o peso da responsabilidade e passamos a ter mais cuidados nas postagens, pois afinal, o acesso no blog era por jovens estudantes, principalmente de escolas agrícolas.
Tanto foi o peso de nossa responsabilidade, que passamos a estudar mais e mais, para que não fornecesse informações incorretas ou de fontes duvidosas. Em nossas pesquisas e visitas técnicas, notamos que no campo, além da falta de escolas especifica, os filhos de agricultores tinham ainda aquelas “velhas dificuldades” que outrora eram as nossas, a de informações seguras.
Notávamos também, as poucas iniciativas voltadas para a educação dos jovens e a filhos de produtores rurais, que têm grandes dificuldades de acesso à rede pública de educação agrícola, onde o processo de aprendizagem deveria partir de situações vivenciadas no dia a dia que são encontradas e observadas em seu meio, em vez da simples aplicação na pratica de aulas teóricas como nas escolas tradicionais.
Além dos estudos de conteúdos técnicos, passamos a pesquisar a existência e rotina de outras escolas profissionais, voltadas para a área agrícola, e para nossa surpresa, nos deparamos com as EFAs e uma das que nos chamou mais atenção foi a Escola Família Agrícola dos Cocais, que forma jovens em técnicos agrícolas, estimulando o desenvolvimento da zona rural da cidade de São João do Arraial, norte do Estado do Piauí.
Hoje estamos aqui, não em nosso blog, mais sim, em uma das grandes e boas iniciativas da grande rede tecnológica, divulgando a belíssima e bem administrada Escola Agrícola Familia de Cocais, como um dos colaboradores e divulgadores do blog da esplêndida escola.
O meu muito obrigado.

João Felix Vieira
Técnico em Agropecuária Orgânica
Formado: Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postagens populares

Pesquise em nosso blog