quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CURSO DE PEDAGOGIA AUDIOVISUAL

O estudante do 1º ano, Mário Dênis (Campo Largo - PI), foi escolhido pela equipe de monitores para participar em Teresina, nos próximos dias de um importante do curso de pedagogia audiovisual. A EFA espera que o estudante acima citado, possa realmente fazer um trabalho neste curso.

SECRETÁRIO EXECUTIVO DA AEFAPI VISITA EFA

O secretário executivo da AEFAPI João Emílio Lemos, visita a EFA COCAIS para esplanar projetos de ATER financiados pelo Governo Federal. Tratam-se de convênios assinados com AEFAPI e ARCAFAR para as EFAs realizarem visitas às famílias aos estudantes nas suas comunidades.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

SENAR INICIA CURSOS NA EFA

O SENAR - PI iniciou hoje pela manhâ dois cursos para os estudantes do 1º ano. Os dois cursos acontecem simultaneamente para a turma, que foi dividada metade para AVICULTURA e metade para HORTICULTURA. Os ministrantes são dois experientes técnicos agrícolas e que esperam concluir o curso na quinta feira à tarde.

sábado, 26 de setembro de 2009

EXPEDIÇÃO SABER PARAGUAI


Definida a equipe de estudantes e monitores que vão ao Paraguai dia 12/10. Trata-se de uma expedição apoiada pela Comunidade Européia e Care Brasil. A atividade faz parte ainda das ações de implantação da EFA COCAIS. Os estudantes selecionados foram: Raquel Silva (Campo Largo), Rafael Leão (São João do Arraial), Leila Cavalcante (Matias Olímpio) e José da Silva (São João do Arraial). O diretor da EFA Antonio José e o Coordenador Escola/Empresa José Irapuan são os outros componentes do grupo ao mercosul.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

2º ANO E O PROJETO JABORANDI

A equipe da GTZ e Vegeflora, hoje e amanhã, concluirão a capacitação dos jovens do 2º ano para o projeto de valorização do Jaborandi. A EFA está animada com este belo projeto e apoiando estes jovens em mais esta etapa de conhecimento.

SBT NA EFA

A equipe de jornalismo de TV Cidade Verde, emissora afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão, veio conhecer a EFA COCAIS na ultima terça feira (22). O prefeito do nosso município Francisco Limma acompanhou o grupo. As instalações da escola e as unidades produtivas foram filmadas e serão mostradas em breve para todo o Piaui.


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

MAIS UMA INSTALAÇÃO ESTÁ NASCENDO

A EFA está construíndo mais uma instalação, trata-se de um depósito para ferramentas e ração. A extrutura é de adobe, por ser mais barata e fica realmente, depois de rebocada, parecida com uma instalação de alvenaria. Esta construção é de suma importância para nós, porquer estamos crescendo em atividades e não temos mais espaço para colocar inúmeras coisas.

AMPLIAÇÃO DA EFA VEM AÍ

A equipe técnica da SEDUC veio à EFA na sexta feira passada. O objetivo da visita foi fazer os levantamentos necessários para a ampliação da escola, haja vista que o ano de 2010 vem chegando e precisamos de mais instalações para receber uma nova turma. Esperamos que durante as festividades de inauguração da EFA (semana que vem) o governador assine o documento autorizando a obra.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MARCADA MAIS UMA ASSEMBLÉIA

Está marcada uma nova assembléia da Associação Escola Família Agrícola dos Cocais, será no dia 05 de Dezembro a partir das 8 horas da manhã na Escola Família Agrícola(Localidade Quente) em São João do Arrraial. Contamos com a participação de todos os pais, estudantes e parceiros.

CURSOS NA EFA

Na semana passada, um técnico do SENAR (Engenheiro Agrônomo Silvestre) veio fazer uma mobilização com os estudantes do 1º ano, para a realização nos dias 29, 30/09 e 01/10 de dois cursos, os mesmos serão realizados simultaneamente na própria escola. 16 estudantes farão curso de horticultura e 16 outros farão curso de avicultura. Vale lembrar que esta mesma mobilização foi realizada em todas as escolas agrícolas do Estado. Esperamos também fazer estes dois cursos com a turma do 2º ano na próxima sessão, bem outros cursos, dos 89 que o SENAR dispôe para a agronegócio.

INAUGURAÇÃO DA EFA

Vem aí a tão esperada inauguração da nossa ESCOLA. Os preparativos para a festa já estão a todo vapor. O prefeito do nosso município veio pessoalmente conferir o andamento das atividades. Esperamos fazer uma belíssima organização, que agrade a todos os pais, estudantes, monitores e parceiros do projeto EFA.

UNIDADES PRODUTIVAS

Mais uma unidade produtiva em funcionamento na EFA. Trata-se de avicultura caipira melhorada com aptidão para corte, isto, também é uma parceria com a Comunidade Européia e Care Brasil. Foram colocados no galpão rustico, construído pela EFA, 470 pintos da raça caipira francês. Agora é só esperar DEZEMBRO para colher os frutos. Obrigado mais uma vez aos parceiros.

VISITA ÀS FAMÍLIAS

Realizamos na semanda passada (quarta feira - 09) mais uma etapa das visitas às famílias de nossos estudantes, desta vez fomos a Nossa Senhora dos Remédios. Os estudantes visitados foram: Luiz Filho, Elaine Torres e Rafael Honorato.
Novamente contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de São João do Arraial (SEMED)e Associação Escola Família Agrícola dos Cocais, com transporte e combustível, respectivamente.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

EFA COCAIS VAI A BRASILIA


A Escola Família Agrícola dos Cocais participou semana passada, nos dias 7 a 11 de setembro, do 3º Congresso e da 10ª Assembléia da UNEFAB - União das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. O Convite foi formulado por nossa representação estadual AEFAPI - Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Piaui. Da EFA foi participar Antônio José da Rocha - Presidente da Associação Escola Familia e Diretor da EFA COCAIS. Vale aqui ressaltar a importância da nossa participação neste evento, que reuniu EFAs de todo Brasil. ´´o que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher´´ - palavras de Cora Coralina.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

DESPERTANDO O EMPREENDEDORISMO

O jovem estudante do 2º ano, Francisco Moacir de São João do Arraial, acaba de abrir um estabelecimento de comercio de produtos agropecuários. A EFA foi conferir de perto este feito e achamos fantástica a idéia da família em montar um loja com esses produtos (rações, medicamentos...)Nesse sentido desejamos muito sucesso e isso mostra que a EFA vem trabalhando para despertar nos jovens ingressos a possibilidade deles montarem seus próprios negócios.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

SUINOCULTURA

A pocilga da EFA foi concluída e agora também já temos 5 matrizes e um reprodutor. Os animais fazem parte do projeto implantado pela CARE Brasil, um dos nossos parceiros na EFA COCAIS. Dois estudantes do 1º ano (Jackson e Francimar)nesta sessão escolar é que são responsáveis pelos animais.






EFA COCAIS PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DO 7 DE SETEMBRO

A convite da Secretaria de Educação de São João do Arraial, estudantes do 1º ano, alguns do 2º ano e monitores, participaram do desfile de 7 de setembro. A EFA contou na avenida a evolução da agricultura no Brasil, a começar pelos indios que habitavam a costa brasileira desde o descobrimento do Brasil. O evento foi prestigiado pelas autoridades locais e escolas municipais.






terça-feira, 1 de setembro de 2009

Estudante da EFA participa de conferência


O estudante do 1º ano, Natanael Victor (Campo Largo) participou da conferência municipal de saúde ambiental, realizada em 24 de agosto em Campo Largo - PI. O mesmo foi convidado por ser estudante da EFA. Durante o evento, o estudante fez 3 sugestões inusitadas e inovadoras para o município.
1) Propôs uma parceria entre Prefeitura Municipal, onde visa o reflorestamento das margens do Rio Parnaíba, com o plantio de árvores nativas.
2) Propôs a inclusão da disciplina AGRICULTURA na grade curricular do ensino fundamental nas escolas municipais, visando despertar o interesse dos jovens pela agricultura e
3) Propôs a Prefeitura implantar hortas em terras públicas, visando a geração de emprego e renda aos agricultores.
A EFA se orgulha de nossos estudantes, isso é fruto de um trabalho focado no desenvolvimento do meio sócio profissional, destes futuros profissionais da agropecuária. Parabéns Natanael e que outros estudantes trabalhem as políticas públicas nas suas localidades.

Postagens populares

Pesquise em nosso blog