sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

JOVEM ESTUDANTE INICIA CRIAÇÃO DE SUÍNOS

A jovem estudante Francisca Lima (2º ano de Agropecuária) iniciou sua criação de suínos, a mesma está animada e otimista como pudemos comprovar na visita que fizemos na sua residência. Francisca adquiriu o casal de suínos com outro estudante da EFA - Igo Ribeiro.

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO EFA DAR SUA PALAVRA AOS ESTUDANTES

A presidente da Associação Escola Família dos Cocais, Dona Teresinha (Luzilândia) esteve hoje na EFA e deu sua palavra de acolhida aos estudantes, solicitou dos monitores, atenção especial aos seus ''amores'' referindo-se a todos os estudantes da EFA Cocais. D. Teresinha veio juntamente com o tesoureiro da Associação Cristóvão, também de Luzilândia.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

3º e 4º ANO PARTICIPAM DE OFICINAS

A convite do COCAIS - Centro de Organização Comunitária e Apoio à Inclusão Social e a Fundação Banco do Brasil, alunos do 3º e 4º ano de agropecuária,  técnicos e quebradeiras de cocoe, estão participando de 2 oficinas de capacitação. A oficina de Produção Agroextrativista e Meio Ambiente na Perspectiva do Uso Sustentável da Biodiversidade está acontecendo na EFA e oficina de Elaboração de Projetos, captação e gestão de recursos financeiros para a agricultura famíliar com treinamento para a operacionalização do SICONV - Sistema de Convênios do Governo Federal, está acontecendo simultaneamente na Câmara Municipal de São João do Arraial. Estas atividades tem como objetivos:
- proporcionar as técnicos e estudantes da EFA Cocais uma visão integrada da produção agroextrativista e meio ambiente, que sejam multiplicadores de conhecimentos junto a agroextratistas;
- proporcionar as quebradeiras de coco babaçu, conhecimentos sobre manejo sustentável dos produtos da sociobiodiversidade e
- proporcionar aos participantes conhecimentos para identificação de demandas, formulação de propostas e lançamento de projetos no SICONV.
As oficinas iniciaram ontem e vão até amanhã (24). O CEPLATES - centro de estudos, planejamento e tecnologia sustentáveis é a entidade que está ministrando estas oficinas, através de seus tecnicos: Sandro José de Gusmão, técnico agrícola, graduado em administração e com especialização em gestão e política ambiental; José Luiz França de Melo, também técnico agrícola e coordenador geral do CEPLATES e Nazaré Cavalcante, técnica agrícola , graduada em medicina veterinária com especialização e mestrado em extenção rural e desenvolvimento sustentável.
Para Rosa Maria lima, assessora técnica do COCAIS, ''esta capacitação tem por finalidade a qualificação da mão de obra para melhor atuação na agricultura familiar''.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

MAIS UM PASSO FOI DADO

Até que enfim foi dado início ao ano letivo de 2011. Os estudantes do 2º e 3º ano chegaram animados para o começo das aulas. A equipe de monitores foi ampliada, visando dar mais consistência aos trabalhos na EFA e esperamos enfrentar o ano sem problemas e com muita coragem e dedicação por parte de todos que fazem a Escola Família Agrícola dos Cocais.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

4º ANO E O PPJ

Durante todo este ano de 2011, os estudantes do 4º de Agropecuária terão que construir um PPJ - Projeto Profissional do Jovem, como condição de garantir a sua diplomação ao final do curso. Mas, afinal, o que é o PPJ?. É um projeto construído por ele mesmo, visando nortear a sua vida profissional.
Ao iniciar seus estudos na EFA, o jovem é orientado a construir seu próprio projeto. Este poderá ser um meio de o jovem concretizar as suas pesquisas de Plano de Estudo, buscando conhecer melhor a realidade sócio-econômica, cultural, política e regional, começa a pensar no futuro como profissional, montando este projeto, sendo aplicado na sua comunidade ou fora dela.
Toda a trajetória educacional da EFA é para dar condições para o aluno (a) a ter uma vida mais digna e independente, usando técnicas apropriadas à vida camponesa, pois sabemos que a pobreza é grande em nossa região.
Dar subsídios para a transformação do campo é uma missão que o movimento das Escolas Famílias luta a cada dia para elevar a vida do homem e mulher das comunidades rurais. Por fim, este projeto, devidamente pensado, estudado, refletido, poderá ser a alternativa para a melhoria de vida do jovem.
Na foto a turma de 4º ano assim que iniciou seus estudos na EFA Cocais em 2008, alguns estudantes e monitores não estão mais fazendo parte da Escola, mas, sem dúvida fizeram parte dessa trajetória. Boa sorte a todos os estudantes na construção deste projeto... e que venha a formatura no final do ano.

REUNIÃO PEDAGÓGICA

A equipe de monitores se reune nestes 3 dias para discutir o ano letivo de 2011. De uma equipe de 11 profissionais a EFA Cocais passa a ter 16 pessoas. A reunião começou hoje pela manhã, se encerrando no sábado. A previsão é iniciar as aulas logo na segunda feira (21), assim relatou o diretor da EFA, Bráulio Oliveira.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

HORA DE IRRIGAR

Há vários dias não chove em nossa região... pelo menos uma chuva que segure o plantio dos agricultores... já tem muito lavrador ''arrancando os cabelos''... cadê as chuvas?.... Nós na EFA iniciamos a irrigação... mas, só isso basta?...o texto a seguir foi retirado de: http://diariodoambiente.blogs.sapo.pt/tag/sugest%C3%B5es+ambientais, que retrata a nossa angústia em relação à água, leiam atentamente:
''Um assunto recorrente, eu sei, mas mesmo assim é mais que importante. A poupança de água é vital porque todos os seres vivos da Terra, incluindo nós próprios Homens, somos compostos por 70% de água. Mais um fato importante, apenas 1% da água a nível mundial pode ser consumida (97% é salgada e 2% é gelo) e desse 1% grande parte á subterrânea. A disponibilidade de água diminui 60% no último meio século, enquanto que a população mundial aumentou 50%.Um passo importante passa por perceber-mos de uma vez por todas que a água não é eterna, que através do chamado ciclo da água temos a passagem de estado para estado da água e que nessa passagem não existe geração de água, ou seja, é preciso existir água na Terra para chover, a água não cai do céu, simplesmente volta á Terra de onde saiu.O truque da poupança de água está em nos habituarmos a certas rotinas. Se nos habituarmos a fechar a torneira na lavagem dos dentes ou no duche quando não precisamos não é necessário pensar em poupar água, simplesmente o fazemos''.

Postagens populares

Pesquise em nosso blog