quarta-feira, 29 de setembro de 2010

EMBRAPA HORTALIÇAS ENVIA AMOSTRAS DE SEMENTES À EFA

Solicitado via email à Embrapa Hortaliças, recebemos ontem 13 variedades de hortaliças, o que vem a incrementar nossa variedade de plantio. A meta é: testar todas as sementes e ver qual produziu melhor e depois adquirir uma quantidade maior de sementes. Obrigado aos que fazem a Embrapa.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CURSO DE EMPREENDEDORISMO TERMINARÁ EM OUTUBRO DESTE ANO

BREVE... ESTUDANTES DA EFA TERÃO OUTRA ATUAÇÃO NO TERRITÓRIO

VEM AÍ MAIS UMA ASSEMBLÉIA DA ASSOCIAÇÃO EFA....


A Associação Escola Família Agrícola dos Cocais através da sua diretoria executiva devidamente representada pelo seu presidente o Sr. Antonio José da Rocha, convoca todos os agricultores, sócios e sócias, pais de alunos, sindicatos, prefeituras e demais parceiros (a) da Efa cocais para participarem da Assembléia geral Ordinária para renovação do Conselho Administrativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Associação Escola família Agrícola dos Cocais no dia 23 de outubro do ano de 2010 às 9:00hs no clube 12 de junho em são João do Arraial.Ordem do dia:





Prestação de contas do ano de 2010;


Plano de Formação 2011;


Eleição dos conselhos e diretoria executiva.

AGUARDEM... VEM AÍ O 1º DIA DE CAMPO DA EFA

3º ANO TEM AULAS PRÁTICAS

Orientados pelo monitores da área técnica, os estudantes do terceiro ano de agropecuária, tiveram ante ontem duas práticas de campo.  A primeira foi na área de suínos, onde aprenderam a castrar leitões e a identificar os mesmos pelo método do corte das orelhas. Depois, à tarde, tiveram outra prática, desta vez de irrigação, onde aprenderam a montar sistema de irrigação por gotejo.


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

MAIS CAPACITAÇÃO PARA MONITORES

A Fundação Banco do Brasil, por meio do Programa de Desenvolvimento do Território Integrado e Sustentável – PDTIS, realizou no período de 1º a 3 de setembro, um curso sobre Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. A iniciativa irá reunir 50 profissionais em Esperantina, como: gestores das áreas da agropecuária, cultura e educação de prefeituras. O evento foi realizado na Casa São Vicente e foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo, Analista de Projetos Rurais do Banco do Brasil - James Assunção.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DADO INÍCIO A 1ª COPA DA EFA


Foi dado início ontem a 1ª copa de futsal da EFA. O campeonato é uma competição com organização técnica e administrativa. 6 (seis equipes) formadas por monitores e estudantes. O primeiro jogo foi entre as equipes de The Boys e dos Escolhidos. Os jogos vão acontecer somente no campo da Escola e sempre às sextas feiras, conforme o regulamento.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

VISITA ÀS FAMÍLIAS


Há duas semanas atráz a EFA realizou mais uma etapa de visita às famílias. Trata-se de um importante instrumento pedagógico utilizado por muitas Escolas Famílias no Brasil - Um importante instrumento pedagógico para a pedagogia da alternância é a visita as famílias, segundo Caliari(2002) são realizadas pelos monitores quando o jovem se encontra no período de convívio com sua família, efetivando a partilha da responsabilidade com a família no processo educativo do jovem por meio deste instrumento, todas as ações são compartilhadas em comum entre escola, família e comunidade.

As visitas às famílias possuem múltiplas funções, sendo as mais importantes: pedagógicas para acompanhar os trabalhos didáticos realizados em casa, psico-social para observar e acompanhar o comportamento individual e do grupo familiar e antropológica, para observar e acompanhar os costumes das famílias e das comunidades, a linguagem, a religiosidade, e outras manifestações da região.

ZAMBERLAN(1996), enfoca que a visita à família é a oportunidade que a Escola Família Agrícola possui de se enraizar no meio. Os monitores procuram encontra-se e perceber as preocupações do núcleo familiar e juntamente, mostrar a que ponto a EFA se encontra e sente-se engajada nessas preocupações. Nesse sentido, a visita pode se tornar um dos instrumentos sócio-pedagógico de promoção e não apenas momento de encontro. Além disso, é um estímulo para o monitor gostar e ser mais solidário com o meio humano em que se encontra e atua como educador”. (ZAMBERLAN,1995).
Sendo assim, pode-se afirmar a importância das visitas às famílias na Pedagogia da Alternância, pois através deste meio criam-se vínculos que promovem a proximidade da escola com os pais e comunidades efetivando a extensão rural e conhecendo de fato a realidade do educando.


De acordo com a proposta de acompanhamento e registro das visitas às famílias, apresentado pelo Centro de Formação e Reflexão, destacam-se outros objetivos, os quais apresentam-se em:

• Conhecer a realidade do educando e de sua família.

• Discutir as questões pedagógicas referentes à vida do educando.

• Conhecer a propriedade do aluno.

• Orientar a escolha dos locais para realização do estágio, assessorar a realização das experiências de produção e projeto profissional. Fazer-se conhecer a família como monitor da escola de seu filho.

• Discutir aspectos políticos e pedagógicos da EFA (equipe, convivência, avaliações, liderança, relacionamento monitor/aluno/comunidade...).

• Criar oportunidade de discussão sobre o relacionamento do agricultor com o setor público e com o privado; ser uma extensão rural.

• Realizar encontros sistemáticos com grupos de vizinhança pais de alunos e lideranças rurais da mesma comunidade.
 
fonte:http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2007/trabalhos/humanas/epg/EPG00039_07O.pdf

EFA COCAIS NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO


DESFILE CÍVICO

As turmas do 1º ano de agroindustria e 2º de agropecuária desfilaram ontem na avenida em comemoração ao aniversário da indepedencia do Brasil.

Postagens populares

Pesquise em nosso blog