segunda-feira, 31 de maio de 2010

EFA COCAIS REPRESENTA EFAs DO PIAUI EM INTERCÂMBIO DA ARCAFAR SUL


A convite da AEFAPI - Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Piauí, a EFA Cocais, através do monitor Antonio Chico, foi representar as EFAs do Piauí em visita de intercâmbio das Casas Familiares do Sul no Piauí. Esta atividade se deu devido a um projeto da câmara dos deputados federais do Paraná, apoiado financeiramente pelo MDA. O projeto é da ARCAFAR SUL - Associação das Casas Familiares do Sul do Brasil. A COESC - Cooperativa Educacional de Santa Catarina, foi a instituição contratada por licitação para capacitar os jovens, pais e monitores, além de trazer o pessoal e garantir a logistica aqui no nosso Estado. A comitiva foi formada por 38 pessoas, entre (04) professores da COESC, Monitores, Estudantes e Agricultores do Estado do Paraná. Das 4 viagens de intercâmbio pelo Brasil, já foram realizadas a visita do Estado do Maranhão, do Estado do Espírito Santo, do Estado do Piauí (foco na produção agroecológica) e a último a ser visitado é o Estado da Bahia. Segundo Wilson Staub (diretor de uma Escola no Paraná, sócio da COESC, ''a importãncia deste intercâmbio é grande, pois trata-se de uma troca de experiências, aqui vimos trabalho agroecologicos, nos tabuleiros litoraneos de Parnaíba, em plantios de goiaba, acerola, coco e caju; também fomos conhecer as atividades de pesquisa da Embrapa em Parnaíba'', Staub ainda se referiu em conhecer a cultura do povo daqui, a questão fundiária, além de questões de ordem econômica, finalizou o professor Wilson Staub. Na passagem pelo Estado do Piauí, durante os 5 dias, os Paranaenses e Catarinenes puderam visualizar as belezas do maior delta em mar aberto das Américas, o Delta do Parnaíba, os mangues preservados do Rio Parnaíba e seus afluentes, além de ver o artesanato do norte do nosso Piauí, além de outras potencialidades na agricultura e pecuária. Tivemos também o apoio da Escola Agrotécnica de Cocal, Escola de ensino médio profissionalizante do Estado, para a acomodação (pernoite e café do grupo).

sábado, 22 de maio de 2010

SEBRAE PREMIA NOVAMENTE O PREFEITO IDEALIZADOR DA EFA COCAIS

O município de São João do Arraial ganhou com o melhor projeto estadual da região Nordeste. A vitória é o segundo prêmio que o Piauí recebeu nas seis edições do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. São João do Arraial, que já havia ganho o primeiro lugar na etapa estadual do prêmio na categoria melhor projeto estadual, agora desbancou os demais estados nordestinos e levou a premiação. A premiação fez parte da programação da XIII Marcha dos Prefeitos à capital federal e reuniu gestores de todo o pais. “A emoção é muito boa e só reforça a sensação de que estamos no caminho certo. Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho sério, sólido e que dá prioridade à crença no potencial das pessoas. Compartilho esse mérito com todas as equipes de trabalho e com o povo de São João do Arraial que nos deu esse voto de confiança e que também acredita num novo desenvolvimento empreendedor”, disse Francisco Limma, prefeito da cidade vitoriosa, que recebeu o prêmio das mãos do ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais do Governo. Conforme o Sebrae, o prêmio contou com 1,3 mil prefeituras de todo o país das quais 719 tiveram seus projetos habilitados e que concorreram à etapa nacional. São João do Arraial foi premiado pelas iniciativas do Banco dos Cocais, a Escola Família Agrícola dos Cocais (Efa Cocais), com as caravanas culturais e com o festival cultural.


Fonte: Jornal Meio Norte

ENCERRAMENTO DA PESQUISA DO BABAÇU

Encontraram-se hoje na Câmara Municipal de São João do Arraial, a equipe técnica da GTZ e mais de 30 pesquisadores e cadastradores da pesquisa realizada sobre toda a cadeia produtiva do babaçu nesta região. O encontro é para comemorar e avaliar o trabalho realizado pela parceria de vários estudantes da nossa Escola. A Condução dos trabalhos foi realizada com muito astral pelos facilitadores da GTZ. Todos os pesquisadores foram convidados a expressar sobre as impressões do trabalho, em termos de metodologia, questionários, condução... Também tiveram que expor impressões sobre o Território dos Cocais... o que eles viram em termos sociais, econômicos, potenciais e por fim o que ficou para cada um e cada uma em relação ao aprendizado... Quais as dificuldades e potencialidades no nível de organização, produção, meio ambiente, acesso aos babaçuais e comercialização da produção?... Estes questionamentos foram relatos por todos numa didática grupal... Vale-nos relatar algumas dificuldades vislumbradas pelos pesquisadores: As quebradeiras de coco, não tem ponto de venda para azeite, amêndoa, mesocarpo.... O preço pago pela amêndoa é muito baixo..... Os atravessadores estão sempre ditando a comercialização dos produtos.... O acesso aos babaçuais é muito limitado.. A venda do coco inteiro ainda é uma realidade.... Faltam grupos organizados para esta classe trabalhadora... As queimadas e o uso de pesticidas nos cocais ainda é muito relatada... Pragas nas amêndoas atrapalham a qualidade do produto...Além de dificuldades de vias de acesso (estradas, pontes...) e muitos outros entraves.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

AGÊNCIA DE SÃO PAULO FAZ DOCUMENTÁRIO NA EFA


A Touareg Agência de Conteúdo LTDA, esteve na EFA ontem, fazendo um documentário sobre o Projeto Jovem Produtor da Pfizer  e Care Brasil implantados nesta região. A equipe de profissionais estiveram captando imagens e fazendo entrevistas com estudantes beneficiados e técnicos da Care. 

segunda-feira, 17 de maio de 2010

EMBRAPA HORTALIÇAS ENVIA SEMENTES À ESTUDANTE DA EFA COCAIS


A Embrapa Hortaliças, que fica no Distrito Federal, enviou várias amostras de sementes de hortaliças a estudante Teresinha do Socorro - representante de Luzilândia na EFA. Isso tudo, foi fruto somente de um email, que a mesma enviou para a Embrapa solicitando sementes de hortaliças para poder iniciar a sua horta. No dia 03 de maio deste ano, ela recebeu em sua casa, um pacote contendo 11 (onze) variedades de hortaliças, entre alface, cenoura, cebolinha, coentro, beterraba, pimentão, pepino....Como também informações técnicas de como plantar e cuidar das principais hortaliças ‘’fiquei muito feliz, pois fiz o pedido por email e fui muito bem atendida’’relatou a jovem estudante. É bom ressaltar que a Escola motivou todos os estudantes a criarem seus emails para assim facilitar a comunicação... Outros estudantes já conseguiram livros, apostilas, através da internet...  

sábado, 15 de maio de 2010

EQUIPE FAZ REUNIÃO DE PLANEJAMENTO





A equipe de monitores realizou hoje pela manhã uma reunião de planejamento, cujo objetivo, segundo o coordenador pedagógico Antonio José da Rocha, ''é proporcionar a interação entre professores na busca da conexão interdisciplinar, melhorando cada vez mais a qualidade do ensino'', e quanto a importância desta atividade, Antonio José falou que ''os monitores avaliam o processo ensino-aprendizagem, discutindo e trocando experiência sobre a realidade dos discentes, identificando  os potenciais e entraves no processo, para vê em que medida os objetivos estão sendo alcançados nos modos desejados'' concluiu o coordenador.

ABATEDOURO ESTÁ QUASE CONCLUÍDO

Dentro de 2 dias nosso abatedouro estará concluído, quem afirmou foi o Sr. Bernado, parceiro da EFA junto à Care Brasil. Esta construção aínda faz parte do projeto junto à Pfizer. A proposta desta construção se baseia na produção de suínos e aves que deste final do ano passado produzimos na Escola. O prédio atende os requisitos de higiene e segurança, pois alimentos serão manipulados por estudantes e monitores da EFA.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

ESTUDANTES FAZEM CURSO DE CAPRINOCULTURA LEITEIRA NA UFPI


Um grupo de 26 estudantes do 1º ano de Agroindústria e do 2º de agropecuária e mais 02 monitores, estiveram na Universidade Federal do Piauí na semana passada, realizando um curso de caprinos leiteiros.

O evento faz parte de um convênio que UFPI tem com a Codevasf, trata-se de um projeto de Extensão que apóia a caprinocultura leiteira nas Escolas Famílias Agrícolas, através da difusão tecnológica e apoio à base produtiva. O público são monitores e estudantes das EFAs do Piauí.

O curso teve como objetivo sensibilizar este público para a atividade de produção de leite caprino, tanto do ponto de vista de manejo do rebanho como a obtenção higiênica e processamento de leite.

Doutores e alunos do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal da referida universidade foram os ministrantes do curso, sob a coordenação da Prof. Drª Maria Elizabete de Oliveira.

Para os estudantes Renato de Castro, de São João do Arraial e Antonia Guardalupe de Esperantina, ''o curso aprimorou mais os conhecimentos sobre o potencial da produção de leite, além da sua importância  para uma alimentação mais saudável. O curso foi feito com teorias e práticas, aulas em sala e de campo, onde aprendemos também sobre a importância do controle da produção, identificar as matrizes com aprumos corretos, como a idade adequada para obter produção. Já na alimentação vimos fenação e vários tipos de forragens de uso alimentar em caprinos'', concluiram os estudantes.

SOBRE O LEITE - Em relação ao leite de cabra ele é Menos Alergico - Aproximadamente 6% das crianças têm sintomas de alergia ao leite de vaca, que podem caracterizar-se por distúrbios digestivos, corrimento nasal, otites, erupções cutâneas, entre outras alergias. É Mais Digestivo - as partículas de gordura do leite de cabra são de tamanho reduzido em relação ao leite de vaca. Com isso, o leite é rapidamente absorvido, em cerca de 40 minutos, enquanto o leite de vaca demora em média 2 horas, deixando menos resíduos no intestino, evitando assim fermentação, formação de gases, má digestão, constipação, etc. Também possui capacidade tamponante. Para quem precisa de uma rápida reposição e aquisição de nutrientes, o leite de cabra é uma ótima alternativa. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73) , tem também Mais Cálcio - O leite de cabra é uma excelente fonte de cálcio e vitaminas, possuindo 130mg de cálcio para cada 100ml de leite, ou seja, 20% mais que o leite de vaca (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73), sendo muito utilizado na ação preventiva e curativa de osteoporose. Tem Menos Colesterol - O leite de cabra chega a ter 30% menos colesterol que o de vaca, além de possuir menor teor de açúcar.

O bom leite de cabra é de cor branca pura, apresentando sabor e odor próprios, porém agradáveis. É um alimento que se recomenda principalmente pelo alto valor nutritivo e por ser de fácil digestão. Seu grande valor nutritivo resulta da riqueza em extrato seco, especialmente gordura. Sua alta digestibilidade é consequência do reduzido tamanho e dispersão dos glóbulos graxos e dos caracteres próprios de sua caseína. Forma coágulos de granulação fina e macia, portanto, de fácil digestão, é um leite naturalmente homogeneizado. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p72)

Certos estudiosos atribuem até qualidades afrodisíacas ao leite de cabra, sendo, por isso, recomendado às pessoas cansadas ou idosas. Talvez esta característica deva-se à presença do ácido cáprico. (Pinheiro Jr. 1971, p35)

O leite de cabra contém os quatros elementos necessários à nutrição: o açúcar, a proteína, a manteiga e as vitaminas, estando ademais, saturado das substâncias valiosas requeridas na melhor alimentação, como o ferro, o cálcio, etc. Segundo experimentos feitos pelo Dr. Johnson, um litro de leite de cabra equivale a qualquer das seguintes porções: 8 ovos, 150 gramas de boa carne, 900 gramas de batatas ou 400 gramas de galeto. (Castro, p78) .. É leite de cabra é bom mesmo.

Fonte: http://www.leitedecabra.com.br/





sábado, 1 de maio de 2010

HOJE FOI CONCLUÍDO O CURSO SOBRE GESTÃO

Terminou hoje na EFA mais um curso oferecido pela CARE BRASIL, desta vez, 30 participantes das 4 turmas da nossa Escola, 2 monitores também fizeram o Curso de Formação Empreendedora. A facilitadora Adriana foi muito bem no seu trabalho, com dinâmicas e jogos. A mesma conseguiu trasmitir aos cursandos toda a sua habilidade em gestão de negócios. Para Simone, monitora participante, o curso foi uma oportunidade de aprendizado no mundo do empreendedorismo inovador, foi nota 10 finalizou a mesma. Para o jovem estudante Rafel Lira, de Esperantina, o curso foi importante, pois mostrou como administrar nosso negócio, em que investir e como lidar com situações adversas que acontecem nos negócios, concluiu Rafael. 

Postagens populares

Pesquise em nosso blog