segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

MONITORES VÃO AO LITORAL

A equipe de monitores foi ao Litoral Piauiense e a Lagoa do Portinho ter o seu dia de lazer. O trabalho do ano de 2009 foi bastante intenso e chegou o momento de relaxar um pouco. Foi muito legal e divertido.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

MOBILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO INICIOU HOJE


Duas equipes de monitores percorrem hoje os 13 municípios do Território dos Cocais para sensibilizar e mobilizar Prefeituras e STTRs (Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) para que estas duas instituições possam está indicando representantes (jovens) que concluíram o ensino fundamental para comporem duas novas turmas para 2010. A novidade deste ano é que a EFA COCAIS oferece 40 vagas para o Curso de Técnico em Agroindústria além das outras 40 vagas para o Curso Técnico em Agropecuária. Cada município e STTR indicam 6 candidatos, 3 concorrentes para cada curso, isto quer dizer que cada município poderá indicar até 12 candidatos.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

MAIS UM ANIVERSÁRIO NA EFA

Os parabéns de aniversário de ontem (16) foi para a Monitora Marizete, que com alegria festejou mais uma temporada de sua vida com estudantes do 2º ano. Parabéns monitora, que seus anos se prolonguem por muito mais tempo.



segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

EFA RECEBE EQUIPAMENTOS DE APICULTURA

Em razão do curso de apicultura encerrado ontem na EFA, recebemos materiais apícolas como: colméias, botas, fumegador, centrífuga, decantador, cera alveolada. O curso ministrado pelo SENAR foi concluído com muito entusiasmo por todos.

PIAUI QUE TRABALHA VEM AOS COCAIS

O Programa Piauí Que Trabalha esteve fazendo uma reportagemm no último dia 10/12, sobre a ação da Escola Família Agrícola dos Cocais. Isto só vem a divulgar o trabalho da EFA na região do agromerado 3 do Estado do Piauí.


sábado, 12 de dezembro de 2009

SAI PRIMEIRO LOTE DE FRANGOS

Iniciamos o abate de nosso primeiro lote de frangos no último dia 08/12/09. Os estudantes do 2º acordaram cedo para eles mesmos executarem a abate. Os frangos fazem parte do projeto de extruturação da EFA.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

MAIS CAPACITAÇÃO NA EFA

A EFA está capacitando estudantes e comunidade vizinha na atividade de galinha caipira. O curso está sendo ministrado pelo médico veterinário Irapuan Brandão, que faz parte do quadro de colaboradores da nossa escola.

CURSO DE APICULTURA NA EFA

O SENAR está deste ontem realizando curso de apicultura para estudantes do 1º a 2º ano. O evento foi possível graças a a SASC - Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Estado do Piauí.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

SEDUC, MONITORES E PARCEIROS DEFINEM SELEÇÃO PARA TURMA 2010

Ontem foi realizada uma reunião em Esperantina para discutir o processo seletivo para a nova turma de 2010. Estavam presentes, monitores da EFA, parceiros e 2ª GRE, regional Barras, Professor José Alves, Secretária de Educação de Esperantina Vilma Amorim. O edital para o processo seletivo já está disponibilizado no site da seduc-pi. As inscrições já se encontram abertas. As aulas iniciam dia 8 de fevereiro.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ESTUDANTES E MONITORES DOARÃO SANGUE

A secretária de saúde (Enfermeira Cléia)e a diretora do hospital de São João do Arraial (Lucinedes) vieram mobilizar o corpo docente e discente da EFA COCAIS para doar sangue na próxima quarta feira. Cerca de 14 nomes foram coletados para este ato de amor ao próximo.

JOVENS RETORNAM DO SERTÃO PERNAMBUCANO






Os dois estudantes do 2º ano que foram ao Estado de Pernambuco já retornaram da viagem de estudo. A finalidade do estudo foi visitar pequenos produtores de leite de gado bovino. Conhecer as propriedades, produtores e formas de produção e comercialização. Para Geovane o visita "" foi muito proveitosa''.

EFA PARTICIPA DE COMEMORAÇÃO

Estudantes e monitores da EFA foram à Matias Olímpio a convite da Vegeflora, participar das comemorações do projeto. Na ocasião houve o sorteio de 10 bicicletas para colhedores, proprietários e estudantes da EFA. 4 estudantes do 2º trouxeram cada um uma bicicleta. A animação da festa ficou a cargo da Banda Forrozão Cana Moer, composta por estudantes e integrantes do grupo Tambor de Criola, um verdadeiro resgate do forró pé de serra. Foi D+.

2ª ASSEMBLÉIA DA ASSOCIAÇÃO EFA COCAIS

Foi realizada sábado (05)a 2ª assembléia geral da Associação Escola Família Agrícola dos Cocais. Houve uma excelente participação dos pais, estudantes e parceiros do projeto EFA. O evento foi realizado no casa de eventos 12 de junho, hoje Casa da Cultura de São João do Arraial. Após o encerramento foi oferecido um grande almoço na sede a EFA.

ULTIMA SESSÃO DO 1º ANO FOI DEMAIS

A 10 sessão do 1ºano foi encerrada com nosso tradicional amigo oculto. Os estudantes e monitores trocaram presentes, foi sensacional. Antes da entrega dos presentes fizemos a 9ª novena do Natal.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

VIVEIRO PROJETO JABORANDI

Está prestes a ser construído um viveiro de 300m³ na EFA COCAIS, este viveiro faz parte do projeto de produção de 30 mil mudas de Jaborandi, conhecido na região como ARRUDA, feito em parceria com a vegeflora e instituto flora vida. Da arruda (Pilocarpus microphylus) extrae-se a pilocarpina proveniente de fontes sustentáveis, são extraídos com alta tecnologia e destinados às indústrias farmacêuticas. É utilizada em formulações de medicamentos indicados para a glaucoma.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

INTERVENÇÃO EXTERNA


O Biólogo Rômulo Machado (foto) fez ontem (2)uma Intervenção Externa na EFA COCAIS, em função do 9º Plano de Estudo do 1º ano, que tratou dos recursos hídricos. As intervenções externas acontecem como meios de aprofundamento dos temas do Plano de Estudo após a colocação em comum. Para a realização destas intervenções, conta-se com pessoas e entidades públicas ou privadas que colaboram voluntariamente com este processo educativo. Observando que essa intervenção acontece em horário de aulas, já que tem objetivo de completar o tema do PE. Para a estudante Antonia Castro (Porto - PI), ''foi uma intervenção emocionante, pois foi mostrado vários slyds sobre os recursos hídricos, que nos causou um pouco de constrangimento, pois a poluição das águas no mundo está exagerado'' e completou dizendo: ''adquiri muito mais conhecimento sobre o assunto''

AULA PRÁTICA NA MELANCIA

Hoje pela manhã foi realizada mais uma aula prática para os estudantes do 1º ano, desta vez, fizemos a 2ª adubação de cobertura na cultura da melancia. O monitor Antonio Chico foi quem levou os estudantes para a prática no campo.

Postagens populares

Pesquise em nosso blog