sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PROJETO JABORANDI

Saiu a relação dos estudantes classificados para aplicar os questionários no monitoramento do projeto de valorização do jaborandi. O processo de seleção foi realizado pela equipe técnica da GTZ e Vegeflora na própria EFA. Foram necessários 3 etapas de capacitação para assim escolher os melhores estudantes para atuarem neste projeto. São eles:
1) Antonio Carlos de Sousa Oliveira - São João do Arraial
2) Carlos Roberto N. Ferreira - São João do Arraial
3) Elaine da Silva Tôrres - Nossa Senhora dos Remédios
4) Francisco Moacir Parente Ribeiro - São João do Arraial
5) Francisco Oliveira Silva - Joca Marques
6) Geovane Rodrigues de Almeida - Joaquim Pires
7) Igo dos Santos Ribeiro de Carvalho - São João do Arraial
8) Ivamar da Silva Vaz - Luzilândia
9) Joel Dultra - Porto
10) José da Silva Nascimento - São João do Arraial
11) José Oliveira Santos - São João do Arraial
12) Leila Cavalcante Pereira - Matias Olímpio
13) Luciano Pontes Pinto - Luzilândia
14) Maria Deisy Meneses da Rocha - São João do Arraial
15) Maria Lícia de Oliveira - São João do Arraial
16) Rafael Honorato Silva - Nossa Senhora dos Remédios
17) Rafeel Leão Pereira - São João do Arraial
18) Raquel Silva dos Santos - Campo Largo
19) Samuel Araújo Sampaio - Morro do Chapéu
20) Wagner Ferreira de Sousa - Madeiro

Vale ressaltar aqui, que estes jovens acima já estão no campo aplicando o referido questionário.

PRESIDENTE DO INSTITUTO FLORA VIDA NA EFA


A presidente do Instituto Floravida, Marilda M. P. Petrechen esteve em visita à nossa escola ontem (29) acompanhado da Coordenadora do Instituto Fabrícia Meneses e dos técnicos Jairo Júnior e Carlos Eduardo, representantes respectivamente da GTZ e Vegeflora. Na oportunidade visitaram as instalações e unidades produtivas da nossa escola. Ao tempo que estiverem no local onde será implantado o viveiro de mudas do projeto jaborandi. Durante a visita, Drª Marilda demonstrou-se encantada com o nosso projeto, colocando-se à disposição para contribuir em alguns projetos para a EFA. A escola serviu aos nossos visitantes o ''babalactea'', sub produto do babaçu,um pó extraído do coco babaçu, que deixou os visitantes aguçados no efeito energético do chocolate feito do babaçu.

ESTUDANTES PARTICIPAM DE CURSO NA EFA


Os estudantes do 1º estão desde ontem (29) participando do curso "Democratização do Debate Atual Sobre Mudanças Climáticas''. O curso é uma ação da CARE BRASIl, nossa parceira no Projeto EFA. Os expositores são dois profissionais na área de desenvolvimento local e ambiental, Paulo Arlindo S. de Oliveira e Ayri Saraiva Rando respectivamente. Para Jardel (estudante) este curso veio para somar o conhecimento, aumentando com isso nosssa preocupação com o meio ambiente, relatou.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

EGRESSO VISITA EFA COCAIS

O jovem Francisco das Chagas, visitou hoje no início da tarde as instalações da EFA. O técnico é egresso da Escola Família Agrícola do Soinho, Teresina-PI, formou-se no ano de 2000. Está nesta região a mais de sete anos. Atualmente presta serviços ao CEPES - Centro de Educação Popular Esperantinense. Está realizando vistoria aos projetos do Pronaf implantados pelo CEPES. Segundo ele, ''pela segunda vez venho a esta Escola, da primeira vez para hoje tem uma direfença enorme, achei belíssima a estrutura fisica e de produção já montados, a parte ambiental também é maravilhosa'' retratou o técnico EFANO.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

6ª E ÚLTIMA SESSÃO DE FORMAÇÃO

Terminou hoje, 23 de outubro no centro de treinamento da agricultura familiar, a 6ª e última sessão de formação do curso de formação inicial de monitores. Esta etapa teve mais uma vez a assessoria do Professor Luiz Gonzaga Pires (UFPI). Foram discutidas as principais correntes pedagógicas. Os monitores também fizeram a explanação de como andam suas experimentações de seus projetos. A monografia deve ser entregue no 1º semestre de 2010. Ressaltamos aqui a ausência de muitos colegas monitores de outras EFAs.

CURSO DE AUDIOVISUAL

Encontramos em Teresina, no centro de treinamento da agricultura familiar, por ocasião da formação inicial de monitores, o nosso estudante do 1º ano, Mario Dênis, natural de Campo Largo. O mesmo nos disse estar muito contente no curso de audiovisual que está fazendo. A previsão do término desta capacitação é somente em 7 de novembro, a duração será de 20 dias consecutivos.
O curso é fruto das parcerias, fundamentais ao projeto EFA. A AEFAPI captou os recursos junto ao MDA e possibilitou a quase 20 jovens das nossas EFAs a participarem deste valioso curso. Aproveitem garotada, o futuro é de voces.

domingo, 18 de outubro de 2009

AULA PRÁTICA


Ontem, foi realizada uma aula prática sobre o plantio da melancia com os estudantes do 2º ano. O plantio faz parte do projeto da Escola denominado ''Minha Primeira Melancia'', pois, é a primeira vez que um plantio desta natureza é realizado na EFA, haja vista, que estamos a pouco tempo na área e só agora, conseguimos preparar e plantar 1/2 linha de terra. As orientações foram prestadas pelo monitor Antonio Chico, sob coordenação da Diretoria da EFA COCAIS.

sábado, 17 de outubro de 2009

PLANO DE ESTUDO


A Cadeia Produtiva do Caju será discutida na 8ª sessão do 2º ano. Os estudantes reunidos em grupos de trabalho, constroem o Roteiro de Pesquisa. De volta às suas comunidades, respondem com a família ou comunidade este questionário. De volta à EFA apresentam em forma de Síntese Pessoal o resultado da pesquisa. Durante as falas, (Colocação de Comum), eles tomam nota do que vão escutando, para fazer uma Síntese Grupal de todo o resultado da pesquisa de todos os estudantes. Daí para a frente entra em ação o Caderno da Realidade, onde eles registram todo este processo. Assim é o fluxograma do P.E (Plano de Estudo na Escola Família Agrícola, na pedagogia da Alternância).

EFA COCAIS RETORNA DO PARAGUAI


Os 4 estudantes e um monitor, chegaram hoje da expedição realizada ao Paraguai. Chegaram contentes, cansados, mas, já estão na EFA. Segundo Raquel ''que novos conhecimentos foram adquiridos com a nova experiencia, foi INESQUECÍVEL''

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PROJETO JOVEM PRODUTOR 3

Visitamos ontem 08/10/09 a implantação do projeto de suínos do jovem produtor Igo Ribeiro (2º ano). O avô ajuda na construção da pocilga. A expectativa é que se conclua a obra dentro de duas semanas, pois, no início de novembro, os animais vão chegar. Segundo Igo, ''estou confiante neste projeto e as projeções são muito boas''.

PROJETO MINHA PRIMEIRA MELANCIA

Hoje na EFA iniciamos com o 1º ano, o projeto minha primeira melancia. A idéia é implantar 1/2 linha de melancia irrigada, a água é proveniente dos dormitórios, mas, esta é levada até um filtro, deste, vai para um reservatório subterrâneo, deste, é bombeado até uma caixa d´água a 4 metros de altura, que por sua vez vai por gravidade através de tubos de pvc e mangueiras até as covas de melancia. Hoje, marcamos, cavamos e adubamos 117 covas, além de instalar a irrigação.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

PROJETO JOVEM PRODUTOR 2

Visitamos hoje pela manhã o projeto do jovem Carlos Roberto, estudante do 2º ano conhecido por KaKá. A sua pocilga já está praticamente concluída, faltam somente alguns detalhes. Este incentivo faz parte também do Projeto Jovem Produtor. Segundo KaKá, ''esta é uma ajuda muito bem vinda.'' Isto coloca o jovem como mais um produtor de suínos no município de São João do Arrraial. A pocilga foi construída com a ajuda de um grande parceiro Sr. Antonio Teles e é toda de alvenaria, diferente do que foi pensado pelo projeto, mas, tem o nosso incentivo, pois, construíram algo para durar muitos anos.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PROJETO JOVEM PRODUTOR

Registramos com muito entusiasmo a implantação do projeto de suinos do estudante do 2º ano José da Silva, na comunidade Chapada da Sindá - São João do Arraial. O projeto é mais uma iniciativa dos nossos parceiros - Comunidade Européia, Pfizer, Care Brasil. Segundo o Zé Dió, como é conhecido o aluno, ''este projeto já é um bom começo''. O jovem estudante receberá 1 reprodutor, 4 matrizes, ração, medicamentos, capacitação e acompanhamento pelo projeto e pela EFA. Os animais nascidos serão vendidos a outros 9 produtores da localidade já selecionados pelo próprio estudante. Como este, outros 3 projetos estão sendo implantados no município. Ao todo, são 4 estudantes e 36 outros agricultores beneficiados com este projeto nesta modalidade.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CONHEÇA OS ESTUDANTES/2º ano 2009

Clique aqui:

FAMÍLIAS NA EFA

Estiveram hoje pela manhã em visita a escola, o Sr. Antonio Paulo, esposa, filhos e netos. Vieram conhecer cada instalação da EFA acompanhados pelo monitor Antonio Francisco. Francisco Paulo, um dos filhos, que a 37 anos mora em Brasília, achou o máximo, bonito e inteligente o projeto e que Limma (Prefeito Municipal) foi feliz em escolher este projeto para implantar em São João do Arraial. A EFA sente-se honrada em receber toda família que se dispôe a vir nos conhecer pessoalmente.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CURSOS FORAM CONCLUÍDOS

O SENAR concluiu hoje à tarde os dois cursos: o de horticultura e de avicultura. Segundo os próprios instrutores, os estudantes necessitam cada vez mais de aprendizagem. Os estudantes por sua vez, disseram que aprenderam muito nestes três dias de capacitação.








CONHEÇA A EFA

Veja as fotos: clique aqui!

Postagens populares

Pesquise em nosso blog