sexta-feira, 22 de maio de 2009


Em clima de muita emoção, muitas lágrimas, encerra-se hoje a 3ª sessão escolar do 2º ano. Terminamos a sessão com uma homenagem ao dia das mães. Mães monitoras, Mães cozinheiras e Mães de estudantes foram homenageadas. Foi muito importante este momento para todos os estudantes, monitores e colaboradores.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

INAUGURAÇÃO DA EFA COCAIS


Vem aí a tão esperada inauguração da nossa Escola. Será no dia 22 de Junho de 2009. Estamos contando com a presença de vários parceiros, como: Prefeituras e STRs dos 12 municípios do território dos cocais, incluída a infitriã, ou seja, de são João do Arraial, Governo do Estado, Care Brasil, AEFAPI, entre outros.

PLANO DE ESTUDO


Estudantes do 2º ano reuniram-se nesta manhã, para formularem o roteiro do próximo tema do plano de estudo - PE, da 4º sessão. O tema proposto pela EFA COCAIS foi suinocultura. Antes de elaborar as perguntas, os monitores fizeram a motivação, para com isso, facilitar a elaboração das mesmas.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

2º ANO DA FORMAÇÃO INICIAL


05 (cinco) monitores da EFA COCAIS estarão mais uma vez participando da formação inicial. Após várias mudanças nas datas, agora, a Regional AEFAPI chegou a uma definição. será nos dias 25 a 29 de maio em Teresina, na Escola Agrícola Santo Afonso Rodrigues - Casa de Retiros, que fica na região da grande Socopo.
A expectativa é grande para este encontro, haja vista que os PPEPs - Projeto de pesquiza e Experimentação Pedagógica dos monitores em formação será cobrado... Cadê os PPEPs monitores? Como anda a experimentação?
A turma do 1º ano ficará sem os cinco monitores na semana que vem, mas, na seguinte estaremos de volta. A foto acima foi da 3ª etapa, realizada em Pedro II - PI, em Outubro de 2008.

A EFA TEM NOVA DIRETORIA


Após reunião do conselho escolar da EFA COCAIS realizada hoje, foi escolhido como diretor Antonio José da Rocha, que além de pai de dois estudantes, monitor de lingua inglesa e diretor da Associação Escola Família Agrícola é também agricultor. O conselho escolar é formado por monitores (professores), estudantes e pais de estudantes.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

UNIDADE PRODUTIVA DE AVICULTURA

A EFA Recebeu da CARE BRASIL 81 aves (sendo 7 galos e 74 galinhas) melhoradas. Trata-se de aves da linhagem caipirão. Vieram com aproximadamente 100 dias de idade, portanto, já em fase inicial de postura. Na foto, estudantes do 2º ano (Jardel, José da Silva e Anselmo) montam equipamentos (comedouros e bebebouros). Os animais, vieram do Assentamento Paraiso em Pedro II - Piauí. O médico veterinário Anisio Neto e Oscar (Jovem do Assentamento), vieram pessoalmente trazer as aves e ração no dia 13 de Maio, a quem agradecemos o feito.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Turma 2009

Esta é a turma de estudantes do 1º ano/maio/2009

Esta é a turma de Estudantes do 2º Ano/maio/2009

sábado, 9 de maio de 2009

Plano de Estudo

Em função do plano de estudo da 2ª sessão do 2º ano, cujo tema foi:Outras formas de extrativismo na região dos cocais, fizemos uma visita de estudo em Esperantina na Indústria de Óleo e Sabão do Sr. Lourival, o objetivo foi visualizar o que pode ser feito a partir do babaçu. A viagem foi realizada com o apoio da Prefeitura de São João do Arraial/Secretaria de Educação que nos cedeu transporte.

Visita de Estudo

Os estudantes do 2º ano da EFA COCAIS, acompanhados de monitores e parceiros foram até o município de Pedro II, visitar o Assentamento Paraíso. A finalidade da visita foi ver duas unidades produtivas: uma de galinha caipira (corte e postura, outra de suinocultura). Nossos estudantes irão implantar unidades produtivas nas suas respectivas localidades.

CASA DO JABORANDI


Estudantes da EFA COCAIS, monitores, produtores, compradores, presidente da Associação Escola Família e Prefeito de São João do Arraial, participaram dia 30 de Abril em Matias Olímpio da inauguração da Casa do Jaborandi. A EFA é parceira neste projeto que visa valorizar e reflorestar áreas em que o jaborandi ou a arruda, como conhecemos, já foi dizimada. Na Escola serão produzidas as mudas para plantio e replantio em propriedades da região dos cocais. Nossos estudantes serão capacitados/treinados por técnicos do Instituto Vegeflora para produzir estas mudas.

HORTA MODELO PAIS

Mesmo no período chuvoso, nossa horta está ficando um espetáculo à parte. A turma do 1º ano trabalhou duro para melhorar a nossa horta. Parabéns pessoal, vamos continuar com esse empenho, ele é fundamental para o crescimento de vocês.

PPP - Projeto Político Pedagógico

Já estamos construindo o nosso PPP desde março com a ajuda de nossas assessorias: Patrício Guilherme (Teresina) e Júnior (Parnaíba). A construção do PPP é coletiva. Participam, pais, parceiros, estudantes e monitores. Estivemos ontem e anteontem juntos novamente na formatação do nosso projeto. Neste encontro estiveram: Junior (assessor), 09 Monitores, 05 estudantes, Barreto Júnior (Care Brasil).

Festival Junino

Vem aí o 1º festival junino da EFA COCAIS. O evento busca resgatar as tradições perdidas das nossas quadrilhas. Nossos estudantes já estão ensaiando. Na próxima sessão, São Pedro, São João e Santo Antônio vão pular de alegria e satisfação ao ver tanta empolgação.

Email dos Estudantes

Durante a 3ª sessão escolar do 1º ano, criamos email para todos os estudantes que não tinham. A meta foi deixar todos eles conscientes de que a internet é fundamental para a vida moderna. Não é porque estamos na zona rural que vamos ficar de fora do mundo digital.

Final da 3ª sessão escolar do 1º Ano

Hoje, vão para casa os estudantes do 1º ano. Depois de ter passado 2 (duas) semanas aqui. Nesta 3ª sessão escolar, com a turma cada vez mais integrada, todos estão indo para casa, alegres e já com saudades dos amigos e monitores, conforme podemos verificar ontem na avaliação da sessão.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Postagens populares

Pesquise em nosso blog